sábado, 19 de outubro de 2013

Resgate

Acabo de receber pelo correio o último livro do meu parceiro de primeira hora, Dudu Melão, TOCANTINS EM OUTRO TEMPO. São memórias do poeta sobre alguns personagens tocantinenses. Na dedicatória ele me recomenda "ler bem a apresentação".
Eis o começo: "Pensei em convidar Fabrízio Morelo para apresentação, mas não gostaria de seus comentários: `professor, o livro não é bom, você não tem ritmo para escrever, este livro é igual ao anterior."
Ainda faltam alguns textos pra ler, mas, do que li até agora, gostei. E nem se pense que esse gostar venha pra desmerecer o não-convite.
Do ano passado pra cá recebi três livros que falam e assentam memórias de Tocantins, quais sejam: Braços de Ferro Coração de Ouro, de Regina Morelo - uma parente distante com que não tenho qualquer contato; Despedida de Santo, do Antônio Coutinho, primeiro livro de um escritor da minha geração - que eu saiba; e Tocantins em Outro Tempo, do Dudu.
Ainda posso vir a fazer uma resenha sobre cada um deles, mas não é a virtude literária dos textos que quero louvar agora. Quero agradecer aos três pelo trabalho, que reputo da maior importância na preservação da identidade de uma cidade que vejo, sempre que a vejo, cada vez mais descolada de seus valores históricos. E, por isto, menos atraente a cada dia.  
Viva a resistência cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não publica comentários anódinos