sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Qtais - Luis Turiba

“[como um balido abala / a balada do baile / de gala]”
(Vladimir Maiakóvski)

Quem me apresentou Luis Turiba foi o Vladimir Maiakóvski, que morava com ele no apartamento da cento e cinco sul, quando passei a frequentá-lo em finados de 1990.  Turiba et caterva. Eu era bem moço e já frequentara outros campos antes de conhecer russos e augustos. E cometia versos brancos com sotaques dalém mar.
Fui ficando por ali até que um dia Turiba pediu meus poemas dizendo que a Bric-a-Brac iria publicar novos poetas. A revista não saiu. Mesmo assim, foi ele quem primeiro bancou um poema meu (ilustrado pelo Resa) na Revista DF Letras, da qual era editor.
Vários anos depois, quando se despedia dos amigos de mala e cuíca para o Rio, foi também ele quem primeiro declamou publicamente um poema meu. Esse ato me obrigou ao microfone, a dar a cara a tapa. A deixar de ser besta e bancar minha poesia no gogó. Naquela noite declamei.
Mas este tanto que digo de mim é pra dizer que ele, o poeta que ora nos apresenta sua seleta QTAIS, noves fora – e leia-se noves as admirações pessoais – escreve com a língua a poesia que eu queria escrever.
(fabrízio morelo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não publica comentários anódinos