quarta-feira, 15 de agosto de 2012

carta de Alonso


Poeta, seu cabra miserável,
 
"Isso mesmo" remete a um samba, sim. O Turiba bem o percebeu. Mas a música que me chegou à cabeça foi outra: um meio rock, meio pop (e eu não faço rock, nem pop). Veio-me uma coisa que mantém o escracho autorrevelador e irônico de sua letra, sem, contudo, ser soturno, sombrio. Lembro-me direitinho de como começou a vinda da melodia. Na noite anterior (as noites de julho, em Santana dos Brejos são miseravelmente frias), eu havia relido alguns poemas seus, e percebi o claro sinal de que uma música qualquer andava rondando-me. É, sempre, assim a chegada duma música nova. Naqueles dias de férias, eu acabara de ler "Pequenas memórias", de Saramago, e iniciei dois outros livros: "Caim", do mesmo Saramago, e "Manuelzão e Miguilim", de Guimarães Rosa.
 
Então, no dia seguinte, assim que tomei o café da manhã, já com essa "má" intenção no miolo (a de compor uma música sobre um poema seu), peguei o violão e o seu livro e os levei à mesa onde fazemos a refeição. A mesa fica na saleta (a sala que dá pro quintal) de nossa casa, em Santana dos Brejos. Diante de mim, papai mexia tão demoradamente o café com uma colherinha, que parecia estar se desconectando da cronologia. O tempo, ali, não o alcançava mesmo. Certamente, o café esfriou na xícara. Acho até que não era café que ele quereia beber, mas, sim, aquele momento de ver o filho compondo diante dele.
 
Abri o seu livro em "Isso mesmo", sustentei-o aberto com o apoio, de um lado, da garrafa térmica; do outro lado, da beira do rádio que não sai da saleta, nem para desligado (mas ele teve que me fazer a gentileza do silêncio, naquele momento). No mais, foi dar o acorde (um A sus, ou seja um Lá suspenso - significa um Lá em que se tira ou se suspende a terça nota da tríade, tirando um tanto da tensão do acorde). O resto foi começar a cantar. E a melodia veio, como se já existisse.
 
Agora, depois de tanto lero-lero meu, só falta é você não gostar da música, né (risos)?
 
Abraço parceiro do Aloísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não publica comentários anódinos